[5 dicas] Como Fotografar a noite?

Você sabe como fotografar a noite? O Péricles Silva nos mandou um email pedindo ajuda:

Fala Gui! Beleza? Vi no blog suas dicas de fotos para alimentos e curti pra caramba. Quando tu vai postar umas dicas de fotos noturnas? Sou péssimo…

Calma jovem mancebo, não se desespere! Fiz uma pequena lista para vocês aprenderem como fotografar a noite!

1. Saiba quando usar o flash.

Imagine que você está passeando com sua namorada na praia (ou as margens do nosso glorioso Lago Paranoá) e o pôr do sol está lindo! Você saca a câmera, faz uma gracinha pra ela dar um sorrisão e CLICK!

Como-fotografar-a-noite-por-do-sol-2

O rosto dela está escuro demais e o lindo crepúsculo claro demais para ser apreciado. Porque?

A câmera percebeu que a diferença de claridade entre o primeiro plano (o rosto dela) e o segundo plano (o por do sol) é muito grande! Imagine que se ela decidir mostrar o rosto perfeitamente a parte de trás da foto vai ficar clara demais, provavelmente sem nenhum detalhe! E se mostrar o fundo em toda a sua glória, o rosto dela ficará completamente preto. A câmera não sabe como fotografar a noite, ela sempre tenta achar a média entre a claridade entre os pontos da fotografia.

E se ligarmos o flash?

Como-fotografar-a-noite-por-do-sol-1

Bem melhor né? O flash serviu aqui para igualar a luz entre o rosto dela e o sol se pondo

2. Procure um apoio.

Como fotografar a noite

É difícil explicar exatamente porque fotos tendem a sair tremidas  a noite sem antes estudar os princípios da fotografia. Para não alongar demais o post vou dar um exemplo crasso:

Imagine que você está dentro de um carro passando por uma estrada de terra bem esburacada. Eu te peço para fazer duas linhas, uma bem rápida e outra por alguns segundos. Essa segunda vai ficar toda tremida enquanto a primeira provavelmente fique mais uniforme, certo? Quanto mais escuro o ambiente, mais tempo a câmera demora para registrar a foto. Quanto mais tempo, mais tremida a imagem fica. Para estabilizar a câmera vale tudo, caixote, mala, mochila, pedras, chão e , acredite se quiser, até um tripé! Mesmo assim a foto ainda está tremida?

3. Aumente o ISO.

Como fotografar a noite

ISO é a sensibilidade a luz do sensor da sua câmera. Quanto menor o ISO, menos sensível ele é, quanto maior o ISO, mais sensível. Mais um exemplo grosseiro: A fotografia acontece quando a luz MACHUCA o sensor da nossa câmera. É mais fácil machucar alguém que é pouco ou muito sensível? Exatamente!

Quando for fotografar a noite aumente o ISO da sua câmera! As imagens ficarão com mais ruído (granuladas) mas talvez seja melhor do que fotos tremidas! Só não se esqueça de diminuir ele quando for fotografar de dia! Ainda não sabe como fotografar a noite?

4. Entenda que há limitações!

A fotografia nos ensina  que nem sempre podemos ter tudo! Nós fotografamos para mostrar o que estamos vendo para algúem que não está lá. O problema é que não existe equipamento que chegue perto da qualidade de imagem dos nossos olhos. E isso é frustrante, né? Quantas vezes a gente vê a lua super amarela, GIGANTE! Quem já tentou fotografa-la assim com o celular não deve ter gostado do resultado. Em compensação, imagina tirar uma foto na balada usando aquelas lentes do tamanho de um telescópio!

Todo equipamento tem seus prós e contras. Talvez a sua câmera simplesmente não seja muito boa para fotografar a noite. Nesse caso…

5.  Use a criatividade!

Dicas de fotografiaDicas de Fotografia

Se as fotos estão muito granuladas, que tal um preto e branco? Se estão tremidas demais, use isso para compor imagens abstratas! Sempre há uma maneira de transformar defeito em qualidade, não desista de tirar boas fotos, você consegue!!!

Quer ver mais dicas de fotografia? Confira os nossos cursos de fotografia ou mande suas dúvidas pelo formulário abaixo!

Leave a comment